Advocacia em Porto Alegre

HORAS EXTRAS PELO WHATSAPP?

HORAS EXTRAS PELO WHATSAPP?

MENSAGENS DE TRABALHO NO WHATSAPP, FORA DO EXPEDIENTE, GERA HORAS EXTRAS?

👉 A resposta para essa pergunta é apenas uma, DEPENDE!

👉 Depende pois existem alguns fatores que devem ser analisados.

👉 Se existe uma cobrança de que as mensagens devem ser respondidas IMEDIATAMENTE após o envio, ou seja, não pode esperar até o horário de trabalho do empregador, configura-se HORA EXTRA!

👉 Para melhor explicar, vamos analisar o exemplo:

✔ Maria, trabalha como Auxiliar Financeiro da Empresa X, cumprindo horário de trabalho das 08:00 às 12:00 e das 13:00 as 17:00. Ocorre que, os supervisores de Maria, normalmente ficam na empresa até as 21:00, todos os dias.

Maria, às 17:00, assina seu ponto e desloca-se para a sua casa. Chegando em casa, quase todo o dia, João, supervisor de Maria das 20:00 às 21:00 cobra Maria sobre respostas do que ocorreu naquele dia de trabalho.

Maria, todos os dias é cobrada por João fora do horário de trabalho. Quando não responde, João, fica enviando à Maria, vários pontos de interrogações: “????”, até que Maria responda.

👉 Nesse exemplo, é claro que Maria cumpre horário de trabalho das 08:00 às 12:00 e das 13:00 as 17:00, todavia, João, quase todos os dias, cobra retornos de Maria das 20:00 às 21:00, NÃO DEIXANDO ESPAÇO PARA MARIA RESPONDER NO HORÁRIO DE SEU EXPEDIENTE, sempre cobrando de Maria uma resposta IMEDIATA.

👉 Assim, poderá haver a caracterização de horas extras pelo período em que Maria ficou a disposição de seu empregador respondendo mensagens de Whatsapp.

👉 Todavia, cada caso é um caso! Havendo dúvidas, consulte um advogado especialista.

💬Ficou com dúvidas? Entre em contato.

Compartilhe

Posso ajudar?